Cerca de 30 crianças com até 3 anos da creche e 20 idosos do centro de dia da Cooperativa de Solidariedade Social de Fafe (Coopfafe), foram esta quarta-feira sensibilizados para o risco sísmico, no âmbito da iniciativa “A Terra Treme”.
O Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga (CDOS) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promoveu uma ação de sensibilização sobre a temática, com o foco nas medidas de autoproteção a adotar para fazer face ao mesmo.
A ação culminou com o exercício prático “A Terra Treme”: Baixar | Proteger | Aguardar (duração de 1 minuto), os 3 gestos simples que podem fazer a diferença perante a ocorrência de um sismo.
Marcaram presença na ação o Comandante Operacional Distrital de Braga e um colaborador do CDOS, o Comandante dos Bombeiros de Fafe, Paulo Ferreira, e o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Gilberto Gonçalves, bem como a coordenadora da Coopfafe, Ana Luísa Pereira Damasceno.
Recorde-se que a iniciativa nacional “A Terra Treme”, que vai já na 10ª edição, passou também pelas escolas, tendo o Coordenador Municipal de Proteção Civil acompanhado exercício no Centro Educativo Montelongo. Às 11h09, a sirene dos Bombeiros Voluntários de Fafe tocou durante um minuto para assinalar o abalo sísmico, momento em que as crianças das escolas e todos os que se associaram a esta iniciativa, adotaram os três gestos que podem salvar vidas: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.