O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, foi recebido em Fafe, na noite desta sexta-feira, com assobios e cartões vermelhos por parte de militares da GNR e agentes da PSP, em protesto.
O ministro, que encabeça a lista do PS por Braga nas próximas eleições legislativas antecipadas, veio a Fafe participar numa conferência promovida pelo partido, sob o tema da emigração, que contou também com Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República e candidato pelo PS no Círculo de Fora da Europa.
À porta do Arquivo Municipal de Fafe, onde decorreu a sessão, as forças de segurança em protesto exibiram uma tarja, onde apontaram para a proximidade entre o salário mínimo nacional e o salário de um militar da GNR.
Nos cartões vermelhos, erguidos como forma de dizerem que querem ‘expulsar’ este Governo, numa analogia com o futebol, estava a data das próximas eleições legislativas, 10 de março, que consideram o ‘Dia D’.
O protesto continuou durante a conferência, de forma silenciosa, com os manifestantes a dirigirem-se para o exterior do Arquivo Municipal quando José Luís Carneiro discursava, voltando aos assobios como forma de protesto. À saída da sessão, o ministro cumprimentou os elementos das forças de segurança que o esperavam à porta, já em silêncio.
Recorde-se que os agentes da PSP, militares da GNR e guardas prisionais estão em protesto, há várias semanas, reivindicando um subsídio de risco idêntico ao atribuído à Polícia Judiciária, que não englobou as demais forças de segurança. Já no último sábado, receberam a ministra da Justiça, em Fafe, com um protesto.
Ministra da Justiça recebida em Fafe com protesto dos militares da GNR e agentes da PSP (C/VÍDEO)