Os candidatos da CDU (PCP-PEV) à Câmara de Fafe, nas próximas eleições autárquicas, reuniram esta terça-feira com membros da direção do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes, com o objetivo de auscultar as principais preocupações e desafios que enfrentam os trabalhadores desta indústria.
“A reunião permitiu uma melhor compreensão de um conjunto de problemas que se arrastam desde há muito tempo. Foi abordada a realidade da indústria têxtil fafense, que é em larga parte sustentada por salários baixos, sendo denunciadas situações de desregulação e exploração, com a prática de horas extraordinárias não remuneradas”, avançam, em comunicado.
Segundo a CDU, com esta reunião foram também levantadas algumas propostas concretas que visam responder aos problemas diretos dos trabalhadores desta indústria: o apoio à formação de recursos humanos especializados, a melhoria da rede de transportes coletivos públicos que sirva a Zona Industrial do Socorro, bem como outras áreas com concentração de empresas, dado que grande parte dos operários não encontra alternativa aos transportes particulares.
Lucas Barros, 3º candidato da lista da CDU à câmara, considerou essencial a valorização dos trabalhadores com salários justos e progressões na carreira, garantindo o direito de conciliar a vida profissional e pessoal.
Alexandre Leite, que encabeça a lista da candidatura à Câmara de Fafe, assumiu o compromisso da CDU de “continuar a aprofundar a sua ligação com todos os cidadãos do concelho, reunindo com as populações e colocando as suas necessidades e aspirações em primeiro lugar, promovendo o desenvolvimento equilibrado de todas as freguesias”.