Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_img
spot_img
InícioDestaquesCOVID-19: Taxa de incidência já ultrapassa os 240 e deixa Fafe em...

COVID-19: Taxa de incidência já ultrapassa os 240 e deixa Fafe em risco de recuar no desconfinamento

Fafe não escapa à quarta vaga de covid-19. O concelho registou um aumento significativo do número de casos na última semana — 65 novos casos em sete dias, o que se traduz numa média de nove casos diários.

O ponto de situação da covid-19 foi feito esta quinta-feira pelo presidente da câmara, em reunião do executivo municipal.

Raul Cunha avançou que a taxa de incidência já ultrapassa os 240 casos por 100 mil habitantes a 14 dias, o que “muito provavelmente nos vai conduzir a um alerta, para avaliarmos na próxima semana qual é a tendência”.

Poderá haver necessidade de recuar um pouco nas medidas de desconfinamento. Espero que não, e faço um apelo renovado a que nesta situação, de estarmos no verão, de muita gente estar já vacinada, não relaxe nas medidas que são necessárias tomar”, referiu.

O autarca anotou que, caso não tivesse havido correção do índice para municípios de baixa densidade — nos quais Fafe se inclui —, já estaríamos acima das “linhas vermelhas” definidas pelo Governo (índice de 120, que passou a 240 para municípios de baixa densidade).

“O que se verifica nesta nova onda é que a faixa etária mais atingida é a das pessoas entre os 20 e os 49 anos. Estamos a falar de jovens e é preciso fazer um apelo a que as pessoas se comportem. Mesmo jovens, as pessoas podem ter formas graves de doença. Reduz de forma significativa a necessidade de internamento, e a necessidade de cuidados intensivos, o que explica que a pressão sobre o serviço nacional de saúde apesar deste aumento não seja ainda muito grande, mas não evita um risco”, alertou.

O edil sublinhou ser necessário “insistir e persistir no esforço de vacinação”. A propósito, acentuou que Fafe tem conseguido realizar esse trabalho, colaborando até com concelhos vizinhos, dado se verificar aqui maior rapidez no agendamento, o que tem levado pessoas de outros municípios a vacinar-se na unidade de vacinação de Fafe.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
53SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes