As obras de construção do novo supermercado ALDI em Fafe estão a avançar, com a demolição de um edifício na Rua Monsenhor Vieira de Castro, que pertenceu ao benemérito José de Freitas Nogueira.
Recorde-se que o pedido de licenciamento para a construção do supermercado foi aprovado em abril, em reunião de câmara, com a abstenção do PSD.
Sete meses depois, a obra avança no terreno tendo em vista a instalação de uma loja de retalho alimentar, com uma área de cerca de mil metros quadrados, para servir a população de proximidade.
O projeto apresentado, e que foi dado a conhecer na reunião de aprovação do licenciamento, prevê a demolição daquele edifício e a construção parcial da fachada do novo edifício com reutilização da pedra da atual fachada. No prolongamento da fachada está prevista a construção de um muro com o mesmo material.
O requerente do projeto invoca que o edifício não está classificado, nem inventariado com interesse local, mas para preservar a memória de José Freitas Nogueira é proposta a colocação de um busto em bronze, apoiado nas pedras da fachada a demolir, com uma placa alusiva à relação do benemérito com a cidade, que deverá ser validada pelos herdeiros, e colocada no passeio encostada ao muro.
O projeto prevê ainda o alargamento do passeio em frente ao edifício — que contará com zona de estacionamento —, para “desafogar aquele local” e criar condições mais adequadas ao uso pedonal daquela zona da cidade.
Será criado um percurso pedonal que ligará a Rua Monsenhor Vieira de Castro à Avenida das Forças Armadas. O cruzamento das ruas Monsenhor Vieira de Castro e Dr. José Summavielle Soares será também reformulado de forma a salvaguardar a fluidez de tráfego no local.