O Município de Fafe vai comemorar o 113º aniversário da Implantação da República, a 5 de Outubro, com um programa comemorativo que conta com a habitual sessão solene, entrega de prémios e medalhas e, este ano, a inauguração da Praça da Justiça.
A sessão solene evocativa da efeméride terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 10h00, com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal, Raul Cunha, do vice-reitor da Universidade do Minho, investigador e cientista, Luís Amaral, e a encerrar o presidente da Câmara Municipal, Antero Barbosa.
Da sessão inclui-se ainda a entrega do Prémio Dr. Maximino de Matos a Teresa Margarida Alves Lemos e do Prémio de História Local – Câmara Municipal de Fafe a Artur Coimbra e Paulo Moreira pela obra ‘O Benemérito Manuel Batista Maia e a criação do asilo dos inválidos de Santo António’ e a Esser Jorge Silva pelo ‘O Nascimento da Unidade Vimaranense’. Haverá ainda lugar à entrega da medalha mérito concelhio em Prata à Junta de Núcleo de Fafe pelos seus 50 anos de atividade.
Ainda no âmbito das comemorações, vai decorrer no átrio da Câmara Municipal de Fafe uma exposição documental evocativa da efeméride «A Implantação da República em Fafe – 20 anos até à revolução».
De seguida, será inaugurada a Praça da Justiça, um projeto de requalificação do logradouro traseiro do edifício do Tribunal de Fafe.
Recorde-se que o programa reserva, como habitual, uma alvorada de morteiros às 9h00, bem como o hastear da bandeira nacional no edifício dos Paços do Concelho, que acontecerá a par do desfile da Fanfarra do Agrupamento 962 de Quinchães e a interpretação do Hino Nacional pelo ensemble da Orquestra de Fafe.
Segundo o município, o programa termina uma Corrida de Cavalos a Passo Travado, numa organização da CoFafe, que decorrerá na Rua Ângelo Medon, a partir das 15h00.