Duas duplas com fafenses subiram ao pódio do Rali Montelongo, que foi para a estrada este fim de semana de 9 e 10 de setembro, nas classificativas de asfalto do concelho de Fafe.
Na geral do Campeonato de Portugal de Clássicos, o fafense Rui Salgado, dupla com Luís Godinho, em Peugeot 306 GTi, alcançou o 3º lugar do pódio. Na prova extra, os fafenses Armando Marques e Pedro Santana, em Toyota Starlet 1.3, estiveram em destaque como segundos classificados, subindo também ao pódio, em frente aos Paços do Concelho.
Tanto a prova de Clássicos como a prova extra foram dominadas por duplas espanholas.
Pablo Figueiroa e Ezequiel Simões, num Talbot Sunbeam Lotus, sagraram-se vencedores da prova do Campeonato de Portugal de Clássicos e candidata a integrar o calendário do Campeonato da Europa de Ralis Históricos FIA em 2024, ao bater José Merceano (Mitsubishi Lancer Evo IV) por uma margem confortável de 2m14.3s.
“Adorei este rali, e só lamento não ter havido maior número de participantes, porque era muito fácil de treinar e bastante concentrado, com 130 quilómetros de classificativas, o que não existe na Galiza. Foi verdadeiramente fantástico e um exemplo de como as provas de históricos devem ser delineadas”, partilhou Pablo Figueiroa, estreante nos ralis na região de Fafe, citado pela FPAK.
A prova extra foi dominada em grande parte por Rafael Cunha (Peugeot 206 GTi), que chegou a dispor de uma confortável vantagem de 5 minutos para Rodrigo Gonzalez (Citroen AX 11 TRE), mas a duas classificativas do final viu-se obrigado a desistir, por problemas mecânicos, deixando caminho livre para a vitória do piloto espanhol. Armando Marques e Pedro Santana (Toyota Starlet 1.3) ascenderam assim à segunda posição e Rui Cunha (Citroen Saxo) ocupou o último lugar do pódio.
O Rali Montelongo foi ainda pontuável, no sábado, para o Campeonato Start Norte de Ralis. António Neto e Francisco Martins (Peugeot 208 R2) venceram, batendo Tiago Caetano e Luís Boiça (Peugeot 206 RC), que aproveitaram os problemas de Filipe Teixeira (Citroen Saxo Cup) e de Celso Moura (Peugeot 205 Rallye) na última especial para ganhar posições na tabela classificativa – por quase um minuto. Devido à penalização de um minuto, Jorge Carvalho, que terminara em segundo, baixou para a terceira posição.