Foi inaugurado esta terça-feira, em Várzea Cova, um projeto de sobreequipamento do Parque Eólico das Terras Altas de Fafe, que aumentou a capacidade eólica instalada e a produção desta energia limpa e renovável.
O projeto está incluído num programa de sobreequipamento de parque eólicos do Grupo TrustEnergy, representando um investimento superior a 45 milhões de euros, que permitiu instalar 11 novas máquinas Vestas V150, aumentando a capacidade instalada em 49,5 MW, isto é, mais 10%. Para além de Fafe, o projeto abrange ainda os parques eólicos do grupo em Ralo, Nave e Mourisca, nos municípios de Celorico da Beira e Vila Nova de Paiva.
Segundo a empresa, esta operação insere-se numa estratégia de expansão da capacidade instalada de geração eólica e da otimização dos pontos de injeção existentes contribuindo para um sistema energético mais sustentável.
O presidente da Câmara de Fafe, Antero Barbosa, marcou presença na inauguração e considerou este “um passo muito importante no desenvolvimento económico da região e no processo de transição energética no qual estamos empenhados.”
O edil confessou estar “muito feliz por perceber que o nosso território contribui para a descarbonização da produção da energia elétrica. Do ponto de vista da transição energética, já somos autosuficientes em termos das energias limpas, o que nos deixa profundamente satisfeitos e orgulhosos.”
Recorde-se que o sobreequipamento destes parques eólicos da TrustEnergy tem o potencial de abastecer com energia elétrica uma população de cerca de 102 mil pessoas e 42 mil habitações, evitando a emissão de 63.600 toneladas de CO2. O Parque Eólico de Terras Altas de Fafe tem a capacidade de suprimir não só os consumos de Fafe e Cabeceiras de Basto, como de outros concelhos em redor.
A inauguração contou também com a presença do Diretor Geral da Direção Geral de Energia e Geologia, Jerónimo Cunha, do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, e do Diretor Executivo da TrustEnergy, José Grácio.