A Seleção Nacional de Futsal Feminino visitou, esta quarta-feira, a Escola Básica Padre Joaquim Flores, em Revelhe, no âmbito do projeto “A Hora dos Super Quinas”, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A iniciativa, que visa promover o desporto nas escolas de todo o país, juntou os alunos às jogadoras internacionais portuguesas, proporcionando momentos de interação e partilha, com sorrisos, remates à baliza, fotografias e autógrafos pelo meio.
Segundo a FPF, foram 114 as crianças do primeiro ciclo do ensino básico e também do ensino pré-escolar que tiveram oportunidade de conviver com as jogadoras.
Para além das jogadoras, equipa técnica e ‘staff’ de apoio à seleção, a ação foi ainda acompanhada pelo diretor da FPF, Pedro Dias, vereadora da Educação e Desporto, Paula Nogueira, diretor do Agrupamento de Escolas Montelongo, Jaime Sousa, e mais membros do corpo diretivo da escola.
“É incrível ver esta multidão de miúdos e perceber que estão tão entusiasmados com a nossa presença. Esperamos que esta experiência sirva para os inspirar e incentivar à prática de desporto na escola e fora dela, e a olharem também para o futsal. Queremos sempre atrair mais praticantes para esta modalidade”, expressou a capitã da Equipa das Quinas, Ana Avezedo, citada pela FPF.
Também a fafense Leninha valorizou a ação: “É muito importante transmitir e cultivar hábitos positivos nestas crianças. Para mim, é especial estar numa escola da minha terra”.
O «Super Quinas» é um projeto promovido pela FPF, que tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências motoras de crianças do 1.º ciclo, inserindo-se no plano estratégico “Futebol 2030”, que visa a promoção da atividade física e do desporto, fomento de um estilo de vida saudável, valores positivos associados ao desporto, e sensibilização das crianças para temas como a nutrição e o sono. O Município de Fafe aderiu ao projeto com a participação de duas escolas dos Agrupamentos de Escolas de Montelongo e Professor Carlos Teixeira.