A Escola Básica de Arões S.Romão, do Agrupamento de Escolas de Fafe, venceu o desafio nacional ‘Onde está o Ecolápis?’, realizado no âmbito do programa Eco-Escolas 2021-2022.
A escola obteve o 1º lugar no escalão 1, relativo aos jardins de infância e escolas do 1º ciclo, com um desenho de Matilde Pereira Martins, de 9 anos, aluna do 3º ano.
O desafio contou com 469 escolas inscritas (num total de 1097 trabalhos), de diferentes graus de ensino, e consistiu na elaboração de uma ilustração de um ambiente aquático (rios e oceanos), onde estava representada e camuflada a personagem Ecolápis.
“Fauna, flora e lixo marinho, a aluna pensou em pintar de forma diferente o mar, os animais, a poluição, as algas e todos os outros pequenos seres. Desenhou rochas, conchas de várias cores, montanhas muito verdes e alegres não esquecendo que há muita poluição na água“, explicou a coordenadora eco-escolas, Ana Isabel Magalhães.
Dos desafios propostos pelo programa Eco-Escolas, destaque ainda para a Escola Básica de Monte, em Arões Santa Cristina, que recebeu uma menção honrosa no desafio “Hortas Bio Eco-Escolas“.
Tendo como professor coordenador Elisabete Antunes, a horta conta com um biocompostor, já produziu morangos, ervilhas, couves, alface e nabiças, e tem outras culturas em crescimento.
O projeto, que contou com 480 hortas a concurso este ano letivo, visa “estimular o aproveitamento dos espaços exteriores da escola para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica”.
Dos desafios eco-escolas lançados, Fafe destaca-se ainda com uma menção honrosa no Concurso Nacional Póster Eco-Código, através da Escola Montelongo, de entre os 816 trabalhos a concurso.
A Escola Secundária de Fafe obteve um 2º lugar no 3º escalão no desafio ‘Painel Biodiversidade’; e o Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos o 3º lugar no 3º escalão no projeto “A Biodiveersidade da Minha Escola” e ainda um 2º lugar no 2º escalão no desafio “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”.