Quarta-feira, Maio 8, 2024
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioDestaquesSímbolos da Jornada Mundial da Juventude visitaram escolas e instituições do concelho

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude visitaram escolas e instituições do concelho

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone Mariano, visitaram várias instituições de ensino e lares de idosos do concelho, esta quinta-feira, naquele que foi o último dia de acolhimento em Fafe. 

Escola Montelongo, Escola Secundária, Escola Profissional, Colégio ACR Fornelos e Instituto Europeu de Estudos Superiores abriram as portas para receber os símbolos, na presença de centenas de alunos, professores e colaboradores.

“Dinamizados por alunos e docentes estes momentos foram especiais e revelaram-se como excelente oportunidade para levar à população escolar a alegria e o verdadeiro espírito da JMJ. Grande trabalho desenvolvido pelos docentes e alunos de EMRC que, na estreita colaboração e articulação com as direções escolares, proporcionaram em cada escola momentos deveras marcantes”, relata o Arciprestado de Fafe.

O dia foi também de visita a dois lares de idosos: o Centro Social de S. Vicente de Paços e o Lar de Idosos de Travassós. O périplo concluiu-se no Hospital de S. José, da Santa Casa da Misericórdia, onde provedor e mesa administrativa marcaram presença para acolher os símbolos.

Recorde-se que, no dia anterior, os símbolos tinham já realizado um périplo, com passagem pelo Município de Fafe, Centro Social de Medelo, Centro Social de Silvares S. Martinho,  CERCIFAF e o quartel dos Bombeiros Voluntários de Fafe.

O final da peregrinação teve lugar na paróquia de Arões S. Romão, fronteira com o arciprestado de Guimarães-Vizela, que recebeu os símbolos das mãos dos jovens fafenses.

“Uma pequena procissão de velas conduziu dezenas de pessoas à igreja de Arões S. Romão onde D. José Cordeiro presidiu à Eucaristia, concelebrada pela maioria dos párocos do arciprestado, pelos padres Samuel Vilas Boas e José Pedro, de Guimarães e pelo Cónego Avelino Amorim, do COD”, relata o arciprestado. 

Na homilia, D. José Cordeiro disse que “a cruz é uma árvore” e, como tal, desafiou os presentes a dar frutos, a serem fecundos, após a passagem destes símbolos. A terminar, o arcipreste, Pe. José António Carneiro, agradeceu a todos o grande envolvimento nesta peregrinação de 52 horas, destacando o trabalho exemplar do Comité Organizador do arciprestado, liderado pelo Pe. Vítor Araújo, e formado por representantes paroquiais. Pediu que daqui possa ficar a “semente da futura equipa arciprestal da Pastoral Juvenil”, que pode bem ser o fruto maduro deste belo acontecimento”.

- Anúncio -spot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes