Domingo, Outubro 1, 2023
No menu items!
- Anúncio - spot_imgspot_img
spot_img
InícioCulturaMarcha Luminosa encerra Festas do Concelho com exaltação da identidade e cultura...

Marcha Luminosa encerra Festas do Concelho com exaltação da identidade e cultura fafenses (C/FOTOS)

Marcos históricos estiveram em destaque em nove carros alegóricos.

A tradicional Marcha Luminosa encerrou, na noite deste domingo, as Festas em honra de Nossa Senhora de Antime. O número contou com a participação de vários grupos, associações e coletividades do concelho, numa representação da identidade e cultura fafenses e com a exaltação de vários marcos históricos.

“A alegria e riqueza da cultura popular fafense” deu mote ao início da marcha, que abriu com os Grupos de Bombos Só Dava Assim (Estorãos), Amigos da Borga (Regadas) e Estrelas do Norte (Cepães-Fareja). Seguiu-se a GNR a cavalo e um elogio à música e aos músicos de Fafe, com as Bandas Filarmónicas de Revelhe e Golães.

Estavam assim abertas as hostes para a Marcha Luminosa com nove carros alegóricos. “Jardim do Calvário – 130 anos” foi o primeiro tema presente, a que se seguiu um carro dedicado à passagem do escritor Camilo Castelo Branco por Fafe — “Passos de Camilo em Paços” — com animação a cargo do grupo Passos D’Alegria.

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arões animava de seguida a marcha, brincando com o público que se perfilava ao longo do percurso. “Os 80 anos do Operário” deram mote ao carro alegórico que se seguiu, com destaque para o “mais antigo clube desportivo de Fafe”, o Operário Futebol Clube de Antime.

O “Centenário do Escutismo em Portugal, 50 anos de Escutismo em Fafe” fez-se presente com vários jovens e a representação do novo monumento ao escutismo, recém inaugurado em Medelo. Os Leões do Ferro, com as suas marchas populares de S. João, antecederam a passagem do carro alegórico “Hospital de São José – 160 anos ao serviço de Fafe”, a aludir a este marco histórico.

A animação dos Bombos e Gigantes da Cercifaf abriu caminho para o tema “1973 o Rali de Portugal chegou a Fafe”, a assinalar esse marco, com destaque para o Museu do Rali. Os Asfalto Friends também integraram o desfile, fazendo ouvir o som das suas motorizadas. Seguiu-se então “A Fundação da Fábrica do Bugio em 1873”, a assinalar os 150 anos da sua fundação e como a história de Fafe está ligada às suas indústrias, que se ficou a dever neste caso ao brasileiro José Florêncio Soares.

Não faltou a animação de bicicletas antigas, o samba, seguindo-se o carro alegórico “Teatro Cinema de Fafe – um palco centenário”, a pôr o foco neste que é um dos principais edifícios históricos de Fafe. A fechar a marcha, o “Carro da Cidade – Fafe é tão perto”, em jeito de convite à visita.


Reportagem fotográfica completa para ver aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Jornal em PDF

Redes Sociais

10,000FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
55SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Artigos Recentes